Hoje vamos falar um pouquinho sobre a Umbanda, desde a sua criação e alguns de seus fundamentos
Em 1908, a Umbanda foi fundada pelo Caboclo Das Sete Encruzilhadas, o guia espiritual de Zélio Fernandino de Moraes. Caboclo fundou a religião em sua casa, batizando-a de Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade.
A Umbanda é uma ideologia teológica rigorosa que recompensa o trabalho árduo de seus filhos com forças mais desenvolvidas. Enfatizar a importância da caridade é a regra principal na Umbanda. Também inclui humildade, espírito comunitário, amor ao próximo e crescimento pessoal.
Alguns fundamentos da religião:
Acredita-se que há um Deus que criou todas as coisas superiores a ele.
Os ensinamentos e mandamentos de Jesus fornecem a base para todas as leis. Aprenda sobre o evangelho e as orações dele para entender.
Após a morte, os espíritos continuam a acreditar na vida – mesmo depois de terem deixado seus corpos. Alguns acreditam que podem ajudar as pessoas ao longo da vida, enquanto outros acreditam em sua evolução contínua.
Os médiuns podem se comunicar com o mundo espiritual através da parapsicologia.
Os orixás são manifestações de Deus nas coisas e na natureza e comandam a sete linhas de vibrações, ou seja, Deus está presente em tudo.
Entidades de direita
Nossa segunda resenha irá falar sobre os guias de direita na umbanda, essa linha trabalha com uma legião de espíritos com vibrações positivas e elevadas, que vêm em terra para ajudar os consulentes (visitantes) elevando suas energias e dando sábios conselhos.
As entidades que compõe está linha são os pretos velhos, os caboclos, os erês, os baianos, os marinheiros, os boiadeiros e as sereias. As mais conhecidas são os pretos velhos, os caboclos e os erês. Cada um deles vibra em uma frequência diferente, compondo as bordas da formação. Os Pretos Velhos apresentam-se como ex-escravos que irradiam humildade, benevolência e sabedoria. Caboclos representam os povos indígenas, eles são autoconfiantes, fortes e conectados ao seu ambiente. Os Erês representam uma criança inocente e pura, que trabalham diretamente com Oxalá. Cada entidade tem a sua forma de trabalho, e irradiam uma energia diferente da outra, tendo suas próprias personalidades. Vale ressaltar que na umbanda temos as chamadas falanges, onde temos vários espíritos que possuem a mesma energia, como por exemplo a linha dos pretos velhos, temos vários espíritos com energia de pretos velhos, e outra linha, como a de caboclo, não irá trabalhar com a energia deles, e sim com a de sua falange.
Entidades de esquerda
hoje iremos abordar um assunto em que existe muito julgamento, tanto contra as entidades quanto para os médiuns. As entidades de esquerdas são muitas vezes associadas a espíritos ruins, que fazem o mal na vida das pessoas, e isso é algo totalmente contraditório, já que essas atitudes não pertencem à sua cultura. Exus e pombas-giras doutrinados trabalham a serviço da Luz, do mesmo jeito que um preto velho ou um caboclo.
As entidades de esquerda são os Exus ,as pomba giras e os Exus-mirins que são espíritos conectados com a espiritualidade superior, e que retratam o perdão, na lei, na ação e reação e em sua fé.
São denominadas entidades de esquerda, pois encontra-se à esquerda dos sagrados orixás.
Os Exus têm o arquétipo de um guerreiro, as Pombas giras são uma representação do divino, trabalham com a autoestima e amor, e os Exus-Mirims agem na intenção e nos desejos das pessoas, logo percebemos que cada um tem sua presença e energia.
Eles são responsáveis por absorver as negatividade e quebrar trabalhos que possam estar interferindo à quem busca o terreiro.
As consultas com a linha de esquerda são uma das mais populares e procuradas, pois é muito mais claro ao falar das falhas de uma pessoa do que uma entidade de direita, após uma consulta, o consulente costuma entender o que fez de errado no passado para estar com seus problemas atuais e também saber o que deverá fazer para que as coisas mudem, o que no final acaba sendo muito gratificante e aliviador.